Territórios Cênicos – Teatro de Grupo na Contemporaneidade e Tecnologia
O componente aborda as convergências e divergências entre os eixos Personagem e
Conflito, Narratividade e Performatividade. Investigação sobre o operador, o material e o
artista pedagogo definidos para o semestre. A crítica teatral como síntese do conteúdo e/ou
da estética da encenação.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Territórios Cênicos II – Narratividade Teatral na Contemporaneidade e as Relações com as outras Artes
O componente aborda o eixo Personagem e Conflito, o operador, o material e o artista
pedagogo definido para o semestre. O personagem épico. A canção no teatro narrativo. O
efeito de distanciamento. A presença do personagem na cena com foco na narratividade e
sua inserção relacional às outras áreas são os norteadores do componente.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Experimentos Cênicos II
Desenvolvimento de experimentos cênicos, com base no Eixo-Temático (recorte que orienta, organiza e interfere na transversalidade das ações teatrais), no Operador (visão de mundo de um autor que serve de suporte conceitual à pesquisa cênica do aluno), no Material (poéticas ou fatos que permitam aos alunos criarem relações entre o Eixo-Temático, o Operador e as investigações artísticas propostas pela Escola) e no Artista Pedagogo (artista ou obra escolhido como referência estética e conceitual). Nos experimentos cênicos, os estudantes se dirigem a projetos diferenciados, integrando vários pares de cursos distintos na realização de um procedimento comum.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Orientação: Everton Britto/ Sol Ferreira/ Airton Lacerda / Manoel Vieira
Experimentos Cênicos IV
Desenvolvimento de experimentos cênicos, com base no Eixo (recorte que orienta, organiza e
interfere na transversalidade das ações teatrais), no Operador (visão de mundo de um autor
que serve de suporte conceitual à pesquisa cênica do estudante), no Material (poéticas ou fatos
que permitam aos alunos criarem relações entre o Eixo-Temático, o Operador e as
investigações artísticas propostas pela Escola) e no Artista Pedagogo (artista ou obra
escolhido como referência estética e conceitual). Nos experimentos cênicos, os estudantes se
dirigem a projetos diferenciados, integrando vários pares de cursos distintos na realização de
um procedimento comum.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Orientação: Everton Britto/ Bruna Ferreira/ Airton Lacerda / Manoel Vieira
Territórios da Língua Portuguesa no Teatro II
Estudo das normas culta e coloquial da língua portuguesa no teatro. O idioma como recurso
expressivo nas artes cênicas.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Jucelina Campos / César Baptista/ Juan Vieira
Trabalho de Conclusão de Curso – Projetos Cênicos
O Trabalho de Conclusão de Curso consiste nos espetáculos desenvolvidos pelos discentes,
que, divididos em núcleos de trabalho, apresentam as encenações desenvolvidas no Módulo
ao público. A avaliação é realizada mediante os trabalhos individual – levando em
consideração a função estabelecida por cada estudante (atores, cenógrafos e figurinistas,
diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas e produtores) – e coletivo, reconhecendo a
contribuição singular de cada aluno em relação à harmonia do conjunto final.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Everton Britto
PRODUÇÃO MÓDULO AMARELO
A Especialidade Produção Cultural visa à formação de modo a fornecer
elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal,
estadual e federal. Os principais temas abordados serão o processo de elaboração,
viabilização e gestão de projetos culturais, segundo a lógica/metodologia das legislações,
políticas de apoio, e incentivo à produção cultural. Além disso, prepara os discentes para
trabalhar com a produção de espetáculos cênicos.
Coordenadora: Caroline Araujo
Artista Docente: Fernanda Gandes
PRODUÇÃO MÓDULO VERMELHO
A Especialidade Produção Cultural visa à formação de modo a fornecer
elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal,
estadual e federal. Os principais temas abordados serão o processo de elaboração,
viabilização e gestão de projetos culturais, segundo a lógica/metodologia das legislações,
políticas de apoio, e incentivo à produção cultural. Além disso, prepara os discentes para
trabalhar com a produção de espetáculos cênicos.
Coordenadora: Caroline Araujo
Artista Docente: Silvana Cordova
SONOPLASTIA MÓDULO AMARELO
A especialidade Sonoplastia propõe a formação de profissionais por meio
de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange, portanto, estudos teóricos e
práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da
formação do sonoplasta profissional, com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical,
repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Leonardo Djan / Augusto Krebs
SONOPLASTIA MÓDULO VERMELHO
A especialidade Sonoplastia propõe a formação de profissionais por meio
de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange, portanto, estudos teóricos e
práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da
formação do sonoplasta profissional, com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical,
repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Leonardo Djan / Augusto Krebs
ILUMINAÇÃO MÓDULO VERMELHO
A especialidade Iluminação visa a formação na área dentro do âmbito das
artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais
artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista.
A especialidade promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da
luz.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Priscila Freitas / Julio Cezar
ILUMINAÇÃO MÓDULO AMARELO
A especialidade Iluminação visa a formação na área dentro do âmbito das
artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais
artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista.
A especialidade promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da
luz.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Priscila Freitas / Julio Cezar
DRAMATURGIA MÓDULO VERMELHO
A especialidade Dramaturgia é direcionada à formação de novos
dramaturgos, visando estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de
construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a
base de criação a outras mídias. A especialidade enfatiza a formação teórica e prática sobre
postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Juliana Capilé
DRAMATURGIA MÓDULO AMARELO
A especialidade Dramaturgia é direcionada à formação de novos
dramaturgos, visando estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de
construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a
base de criação a outras mídias. A especialidade enfatiza a formação teórica e prática sobre
postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Thereza Helena
DIREÇÃO MÓDULO VERMELHO
A especialidade Direção é voltada a preparação e a instrumentalização para
o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da
encenação contemporânea. Oferece, assim, caminhos criativos e teóricos para que os
encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a
ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação
teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular
fazem parte das propostas da especialidade. Estão previstos também estudos de diversas
perspectivas cênicas contemporâneas.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Heloise Godoy
DIREÇÃO MÓDULO AMARELO
A especialidade Direção é voltada a preparação e a instrumentalização para
o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da
encenação contemporânea. Oferece, assim, caminhos criativos e teóricos para que os
encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a
ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação
teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular
fazem parte das propostas da especialidade. Estão previstos também estudos de diversas
perspectivas cênicas contemporâneas.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Daniele Leite
CENÁRIO E FIGURINO MÓDULO VERMELHO
A especialidade Cenografia e Figurino é voltada à formação dos interessados em ingressar profissionalmente na área de cenografia e figurino, por intermédio de conhecimentos básicos. Abrange também o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Jane Klitzke / Douglas Peron
CENÁRIO E FIGURINO MÓDULO AMARELO
A especialidade Cenografia e Figurino é voltada à formação dos
interessados em ingressar profissionalmente na área de cenografia e figurino, por intermédio
de conhecimentos básicos. Abrange também o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são
complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.
Coordenador: Karina Figueredo
Artista Docente: Einstein Halking / Douglas Peron
ATUAÇÃO MÓDULO AMARELO
A especialidade Atuação é voltada à formação de atores, com ênfase no
domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações
gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a
responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em
suas pesquisas e opções estéticas. Pretende-se estimular a consciência da função social do
artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade
crítica do ator para o mundo contemporâneo.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Tatiana Horevich
ATUAÇÃO MÓDULO VERMELHO
A especialidade Atuação é voltada à formação de atores, com ênfase no
domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações
gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a
responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em
suas pesquisas e opções estéticas. Pretende-se estimular a consciência da função social do
artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade
crítica do ator para o mundo contemporâneo.
Coordenador: Rodolfo Garcia Vázquez
Artista Docente: Katiuska Azambuja